Santa Casa realiza primeiro curso de Introdução a Liga de Telemedicina

O evento promovido pelos estudantes da Faculdade da Santa Casa contou com a apresentação da Liga de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

30.05.2008
Erica Franco e Nara Bueno


Laiali apresenta as atividades da
Liga de Telemedicina da FMUSP


Estudantes da FCMSCSP

Na abertura do I Curso de Introdução à Liga de Telemedicina, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCMSCSP) recebeu o chefe da Disciplina de Telemedicina da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), Prof. Dr Chao Lung Wen, e a estudante e presidente da Liga de Telemedicina, Laiali El Chaar. O evento também contou com a participação de outros profissionais da área da saúde e tecnologia que atuam em atividades que envolvem Telemedicina, como o Dr. Daniel Sigulem, do Departamento de Prontuários Eletrônicos da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e o Prof. Dr. Antonio Carlos Marttos, da Universidade de Miami.

Laiali falou sobre a história, atividades e experiências da Liga de Telemedicina da FMUSP, como o Projeto Jovem Doutor e o intercâmbio com faculdades de diversos estados do país. “A Liga é aberta para a troca de experiências com outras universidades e para intercâmbios, que realizamos, por exemplo, com a Liga de Telemedicina da Universidade Estadual do Amazonas (UEA)”.

Em seguida, Chao esclareceu os conceitos da Disciplina e Liga de Telemedicina da FMUSP. “A Telemedicina vai além do uso de tecnologia na saúde. Telemedicina é uma ciência, que utiliza modernas tecnologias de informática e telecomunicações para que os profissionais da saúde consigam desenvolver algo maior, visando o bem-estar, qualidade de vida da população e melhoria no ensino médico. Ele também explicou o caráter multiprofissional da Telemedicina. “Nenhuma área da ciência trabalha isoladamente. Com a Telemedicina não é diferente, por isso é interessante que uma Liga faça parcerias com cursos de diversas áreas: informática, comunicação, administração, engenharia e outros”.

“Este é o primeiro ano de atividades na nossa Liga de Telemedicina. Creio que muitos pontos deverão ser revistos e modificados para alcançarmos uma excelência. Com o apoio e com a nossa participação nas atividades da Liga da FMUSP, esse processo, certamente, será mais rápido”, observou a estudante e presidente da Liga de Telemedicina da FCMSCSP, Nuria Yne Kajimoto.

O Centro de Telemedicina da FCMSCSP foi inaugurado no início de 2008, por meio de uma parceria com a Drogaria São Paulo. Segundo o coordenador do Centro, Prof. Eduardo Yonamine, já são feitas videoconferências entre a Santa Casa e a Universidade de Miami. “Estudarei com os alunos da Liga outras atividades que envolvem a Telemedicina, conforme as que foram apresentadas pelo Prof. Chao; como programas sociais e iniciativas em Atenção Primária”, completou.

Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo
Rua Dr. Cesário Motta Jr., 61 - Santa Cecília. (11) 3367-7700

Faculdade de Medicina da USP
Dr. Arnaldo, 455 - Cerqueira César. (11 )3061-7000

Notícias

23.08.2010
Jovem Doutor é tema de aula inaugural em universidade do Maranhão

09.08.2010
Série inédita da TV Escola exibe projetos desenvolvidos pela Telemedicina

30.07.2010
UFMA adere à Tecnologia Educacional Interativa em parceria com a Telemedicina-USP

10.06.2010
Telemedicina é tema de evento internacional sobre uso das tecnologias de informação e comunicação na saúde

27.05.2010
Dramaturgia a favor da saúde

22.03.2010
Universidade do interior do Paraná realiza exposição com temas da Série Ouro do Projeto Homem Virtual

Ver todas


Contato para Imprensa

Vanessa Haddad
vanessa@telemedicina.fm.usp.br


Projeto Jovem Doutor 2009.